Biografia


Nasceu a 15 de Maio de 1951, na Ucrânia.

Desde 1971 até 1975, estudou no Instituto de Tipografia Ivan Federov de Lviv, na Faculdade de Literatura e Redacção, universidade onde absorveu uma atmosfera de grande nível artístico e intelectual que se vivia, considerada das mais prestigiadas na época, em toda a União Soviética.

Trabalhou como correspondente, repórter fotográfico e ilustrador em jornais, e também como redactor técnico-artístico na secção de revisão editorial na editora “Oblpoligrafvdav”, da cidade de Ivano-Frankivsk.

Em 1986 ilustrou cartazes de propaganda e informação sobre temas agrícolas, tendo sido classificado em segundo lugar, no concurso organizado para o efeito.

É membro da União dos Jornalistas da Ucrânia.

Participou com os seus trabalhos gráficos e aguarelas em exposições nas cidades de Lvov e Ivanofrankivsk.

Realizou na Ucrânia, cartazes para cinema e teatro.

Em Portugal desde 2000, obteve em 2004 uma Menção Honrosa no concurso de pintura e escultura da Académie Européenne dés Arts.

Participou em inúmeras exposições colectivas em Portugal, entre as quais se podem destacar as realizadas nas cidades de Lisboa, Almada, Torres Novas, Sintra, Lagos, …

Realizou exposições individuais em Portugal, em várias Galerias Municipais e privadas,
assim como no Centro Cultural da Embaixada do seu país.

Foi seleccionado para o projecto “Artistas em Residência” da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

Em 2009, foi seleccionado para a Bienal de Arte do Avante.


Tem obras adquiridas por coleccionadores em Portugal, na União Europeia e, também, nos Estados Unidos da América.


                                           Quadro  " Ó mar Salgado " por Zenoviy Klymco


A obra de Zenoviy Klymko apresenta-se num misto de energia e suavidade através do desenho, da mancha, da pincelada, da cor e forma.

O seu percurso inicia-se nos anos setenta, na ilustração de jornais. Nos anos oitenta trabalha como redactor gráfico artístico, elaborando cartazes para teatro e cinema.

Muito cedo revelou o seu talento para o desenho e para a pintura em aguarela. Esta técnica caprichosa é por ele apreendida, aplicada e desenvolvida com mestria, embora sempre na procura constante do seu aperfeiçoamento.

A sua bagagem cultural proporciona-lhe um abrir de horizontes e é o fundamento para a concepção das sua obras, porque o pintor não se limita aos géneros da paisagem, retrato…

A sua formação universitária em jornalismo é porventura o elemento instigador de uma certa inquietação, determinante no assumir de um sentido crítico e de observação, que são o trampolim para obras de sátira social em, que aplica com talento as leia da composição e revela um sentido de humor que se manifesta de forma corrosiva.

A sua obra apresenta-se portanto, na sua totalidade, como uma obra multifacetada, o que constitui um retrato psicológico do próprio autor.

A sua pintura percorre temáticas variadas, incluindo paisagem, retrato, nu, natureza morta, predominantemente na técnica de aguarela, apresentando no entanto, trabalhos em grafite, pastel, óleo, acrílico.

Sem comentários:

Enviar um comentário